sábado, 13 de abril de 2013

Professor esperancense tem dois livros publicados em editora de autores associados

O professor Egberto Vital, que atualmente atua no quadro efetivo do corpo docente da escola estadual Monsenhor José da Silva Coutinho, tem dois livros seus publicados pela editora de autores associados agBook / Clube de Autores.



Nascido aos 17 de agosto de 1989, sob o signo de Leão, Egberto Vital, natural do Lírio Verde da Borborema, é filho de Carlos Egberto Vital Pereira, mais conhecido por Nicola, e Andréa Gonçalves Lima Vital, dos quais herdou o dom para a escrita e poesia. É graduado em Letras pela Universidade da Estadual da Paraíba e tem trabalhos publicados em diversas áreas das letras, com concentração na crítica literária e crítica da cultura, discutindo sobre a semiótica do corpo e sobre a sexualidade feminina na pós-modernidade. Também é autor do Blog O Sentinela, no qual divulga algumas de suas poesias, e também de outros poetas esperancenses.

Em 2011 publicou, pela editora agBook/Clube de Autores, o livro de poemas Sinestesia, o qual foi prefaciado pelo professor Antônio de Pádua – uma referência na UEPB no que tange aos estudos acerca das questões de gêneros e de sexualidades. Tal qual é descrito no prefácio do livro, Sinestesia traz uma nova perspectiva para a literatura de temática erótica na Paraíba, desvelando “uma nova visão da sexualidade masculina” em que o encontro dos corpos é associado ao encontro com o sagrado, “focando na beleza do ato sexual e fugindo dos pressupostos de que o sexo é pecado”, trazendo assim, um novo modo de encarar a temática do corpo erotizado.

Em entrevista ao Esperança em Foco, o professor, e também poeta, afirma que sua inclinação para a poesia foi descoberta na adolescência, quando entrou em contato com a poética de autores como Adélia Prado, Manuel Bandeira, Maria Lúcia dal Farra, bem como o poeta esperancense Silvino Olavo. “A poesia surgiu para mim como um meio de vivenciar experiências etéreas e transcendentais, degustar um bom poema sempre me fez deslocar para lugares extremamente existenciais, os quais só posso vivenciar no âmago da solidão do meu quarto”, disse o poeta, que ainda arrematou, “meu primeiro contato com a poesia foi na minha casa mesmo, minha mãe é uma poeta de primeira grandeza, e foi com ela que aprendi a apreciar a poesia, outro responsável por isso foi o professor Alex Giuseppe, que foi meu professor na 8ª série no Colégio Paroquial e também ao longo do ensino médio no CEMOL, por meio deles pude desentranhar essa sensibilidade poética que ainda estava latente em mim na adolescência”.

O segundo livro do professor foi lançado esse ano, e é fruto do seu trabalho de conclusão do curso de Letras, segundo a própria descrição do livro, “O ‘Admirável Mundo Novo’ de Pitty” busca “entender o Barroco como carrefour estético e cultural da literatura contemporânea brasileira”, tomando como objeto de análise algumas canções da compositora Pitty, lançadas no álbum “Admirável Chip Novo”, discutindo acerca da crise de identidade do homem contemporâneo às voltas com a dialetização entre os limites que, ainda, separam o homem da máquina.

Vale apena conferir o trabalho do professor Egberto Vital, principalmente por ser um trabalho realizado por um filho de nossa terra que está levando o nome de Esperança para voos grandiosos.

Os livros podem ser adquiridos nos links abaixo:

|

Um comentário:


Copyright © 2013. Esperança em Foco